segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A EVOLUÇÃO DAS AVES


Um dos debates atuais mais interessantes entre especialistas e estudiosos interessados em evolução é sobre o parentesco entre os dinossauros e as aves. Há, mesmo, os que afirmam serem as aves os dinossauros sobreviventes do extermínio ocorrido no final da era Mesozoica. 
Os dinossauros precursores das aves existiram em abundância no Mesozoico Médio (Período Jurássico) e o fóssil de ave mais antigo que se conhece, Archaeopteryx, encontrado na Alemanha, também é do mesmo período. Por suas características anatômicas ele está ligado aos dinossauros. Entretanto, o formato da caixa craniana, as grandes órbitas oculares e o tamanho do bico, embora provido de dentes, são típicos das aves. Além disso, ele provavelmente conseguia voar, devido às asas bem desenvolvidas e providas de penas.


Archaeopteryx, o mais antigo pássaro fóssil conhecido.

Na China, foram encontrados os mais espetaculares fósseis de dinossauros com características que eram consideradas exclusivas das aves, como as penas e a posição de certos ossos. Trata-se de um grupo de dinossauros carnívoros, bípedes, os tetrápodes, dotados de penas, que ajudariam a manter constante a temperatura corporal. Acredita-se que eram homeotermos.
Muitos desses animais tinham ossos em posição e tamanho semelhantes aos das aves. Os membros dianteiros lembram asas e os traseiros, longos com relação ao tronco, são parecidos as pernas das aves corredoras. A mesma semelhança acontece com a disposição dos ossos da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário